****** * * *** Cingapura ou Singapura, podemos chamar de sinônimo de riqueza e segurança.
Singapura (FO 1943: Cingapura),nota 1 oficialmente República de Singapura, é uma cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, a 137 quilômetros ao norte do equador. Um país insular constituído por 63 ilhas, é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. Singapura é altamente urbanizado, mas quase metade do seu território é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio de aterramento marítimo.
Singapura tinha sido uma parte de diversos impérios locais desde que foi habitada no século II d.C. A Singapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais por Sir Stamford Raffles em 1819 com a permissão do Sultanato de Johor. Os britânicos obtiveram a soberania completa da ilha em 1824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimentos dos Estreitos britânicos em 1826. Singapura foi ocupada pelo Império do Japão na Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após a guerra. Tornou-se auto-governada internamente em 1959. O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963 e tornou-se um Estado totalmente independente dois anos mais tarde após a separação da Malásia. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos. A economia depende fortemente da indústria e dos serviços. O país é um líder mundial em diversas áreas: é o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de jogos de casino e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. O porto da cidade é um dos cinco portos mais movimentados do mundo. O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita do planeta. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.( wikipédia)
História
O início do povoamento hoje conhecido como Singapura iniciou-se no século II d.C.4 Foi um posto avançado do império de Srivijaya, chamado Temasek ("cidade do mar"). Entre os séculos XVI e XIX, era parte do sultanato de Johor. Em 1613, invasores portugueses queimaram o povoamento e a ilha afundou no esquecimento durante dois séculos.
Em 1819, Thomas Stamford Raffles chegou e assinou um tratado com o sultão Shah Hussein em nome da Companhia Britânica das Índias Orientais para desenvolver a parte do sul de Singapura como um entreposto comercial britânico, ante sua privilegiada localização na passagem que liga o sul do Mar da China ao Oceano Índico.5 Em 1824 toda a ilha se tornou uma possessão britânica no âmbito de um tratado adicional pelo qual o sultão e os Temenggong entregaram à Companhia Britânica das Índias Orientais, que ampliou e explorou o porto. Em 1826, tornou-se parte dos Estabelecimentos dos Estreitos, um grupo de colônias britânicas. Até 1869, 100.000 pessoas viviam na ilha.(wikipédia)
Curiosidade:
Singapura conta com um dos mais modernos aeroportos do mundo, o Aeroporto de Singapura, também conhecido por Aeroporto de Changi. É um dos mais importantes aeroportos da Ásia, em particular no Sudeste. Diariamente, recebe 4.054 voos de 80 companhias áreas, que voam para mais de 184 cidades em 57 países.O Aeroporto de Singapura é importante no desenvolvimento econômico do país, emprega 13.000 pessoas e tem lucros de 4.5 bilhões de dólares.
O Aeroporto de Singapura é importante nas ligações para a Austrália, sendo um importante local da "Rota do Canguru", que liga a Austrália à Europa via Singapura. O aeroporto é o principal hub da companhia Singapore Airlines, que está entre as melhores companhias aéreas do mundo e foi também a primeira a operar o Airbus A380
Link http://www.youtube.com/watch?v=-LhboFa-qW4
Costumam usar as paisagens com a famosa extensão do infinito .
10 lugares
Link http://www.youtube.com/watch?v=7VZKEoDiwTg
Visões e opiniões interessantes, confira abaixo.
http://superedge.blogspot.com.br/2007/05/as-leis-estranhas-de-cingapura.html
Lugar com pouco risco de criminalidade :
O EXEMPLO DE CINGAPURA
Um modo a meu ver errado de combater o vício das drogas e a criminalidade é divulgar os planos e as medidas efetivas que estão sendo adotadas.
Há alguns anos, no Rio de Janeiro, toda uma quadrilha fugiu de um esquema policial previamente anunciado para prendê-la, porque o comandante da operação resolveu dar uma entrevista.
Ora, se as medidas são estratégicas não se deve bater com a língua nos dentes sobre sua adoção nem dizer quais são elas, nem a bem de conversa dos responsáveis com quem quer que seja, nem através de entrevistas das autoridades à imprensa.
Não é preciso o Estado dar satisfação ou informar ao povo o que está sendo feito para sua segurança e proteção. Os governantes e as autoridades já têm o aval da sociedade, pelo voto e pelos impostos pagos, e a implícita procuração para agirem em seu nome.
Já faz algum tempo, um veterano jornalista nosso costumava dizer sobre as manchetes de fatos acontecidos lá do outro lado do mundo: "O povo não quer saber o que está acontecendo lá na China, e sim o que aconteceu ali na esquina."
Mas infelizmente, neste caso, os exemplos locais não servem como modelo.
Talvez os leitores já tenham ouvido falar de um lugar distante daqui, chamado Cingapura, no arquipélago da Malásia, onde um sistema misto de governo administra o país.
Cingapura, habitada por chineses, ingleses, malaios e indianos, há 30 anos era um dos países mais subdesenvolvidos, atrasados e miseráveis do mundo, com um alto índice de analfabetismo e criminalidade. Hoje, com a mesma população mista de nativos e estrangeiros, contando com aproximadamente 4 milhões de habitantes, passou a ser um modelo internacional com as medidas administrativas, jurídicas, econômicas e sociais adotadas por um governo parlamentar misto, político e religioso, que utiliza em parte princípios morais do budismo, do islamismo e de outras religiões.
A cidade-estado de Cingapura, capital do país de mesmo nome, é hoje tão asseada e impecavelmente limpa, que se alguém jogar um chiclete ou um papel no chão é imediatamente multado ou preso, pois você está sendo verdadeiramente filmado por câmeras colocadas estrategicamente no passeio público. Além disso, quando alguém, por exemplo, se senta num bar ou restaurante para beber ou comer algo, está rodeado de policiais, em trajes civis, observando todos os movimentos.
É mais ou menos assim que hoje funcionam as coisas por lá, onde não há mais miséria nem mendicância, o analfabetismo foi totalmente erradicado, a renda mensal atual é de 4.000 dólares por pessoa, não existem drogas, o índice de criminalidade é quase nulo e os casos de transgressão à ordem e à lei que eventualmente acontecem são punidos de modo exemplar, para que só sendo louco o sujeito tente infringir a lei.
Luciano Machado
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-exemplo-de-cingapura/69724/#ixzz2dKWcvkiw
Geografia
Singapura é constituída por 63 ilhas, incluindo a ilha de Singapura. Há duas conexões para Johor, Malásia - a Johor-Singapura Causeway, no norte, e Malaysia–Singapore Second Link no oeste, e que constituem as travessias da fronteira Malásia-Singapura sobre os estreitos de Johor. A Ilha de Jurong,Pulau Tekong, Pulau Ubin e Sentosa são as maiores ilhas de Singapura.
Fontes: Google,wikipédia.....